Objectos Litúrgicos


Cálice
Usado por Jesus na última Ceia, o cálice é um dos mais importantes objectos usados. Destina-se a receber o sangue de Jesus, sob a espécie do vinho. Os Cálices e outros Vasos Sagrados destinados a receber o Corpo e o Sangue de Cristo, tenham copa feita de matéria que não absorva líquidos, quebrem nem se alterem facilmente.

Patena
É um pequeno prato bem raso. Sobre ele se coloca a hóstia usada pelo celebrante.

Corporal
Uma toalha branca quadrada de linho e engomada. Chama-se corporal porque sobre ela se coloca o Corpo do Senhor que estão na píxide e no cálice. É estendido pelo Sacerdote ou Diácono no centro do altar. Sobre ele ficarão as hóstias que serão consagradas.

Galhetas
São duas jarrinhas de vidro que ficam sobre o altar. Numa vai a água e na outra o vinho ainda não consagrado.

Hóstia
Feitas de trigo puro sem fermento. Para os católicos depois da consagração são o Corpo de Jesus. A hóstia magna para o sacerdote é apenas para que possa ser vista de longe no momento da elevação. As pequenas são para a comunhão dos fiéis. Já estão fracionadas por praticidade e para que não se perca nenhum fragmento

Lavabo (Bacia e Jarra)
Ato de lavar as mãos. Na missa, o lavabo se dá após a apresentação das ofertas. Além disso, o lavabo ocorre quando o sacerdote tem necessidade de lavar as mãos, por ocasião do lava-pés, imposição das cinzas, unção das mãos do neo sacerdote e também após a unção com óleo do crisma.

Manustérgio
Vem da palavra latina Manus que quer dizer mão. Uma toalha usada para enxugar as mãos dos ministros e sacerdotes durante a Missa.

Pala
Um quadrado de cartolina revestido de tecido branco e serve para cobrir o cálice para não cair impurezas durante a Missa

Sanguíneo
Uma "tira" ou toalha feita de linho segundo a Conferência Episcopal um pouco mais comprida branca. Serve para enxugar o interior do cálice e da píxide. E também limpar a borda caso escorra. Nele o sacerdote enxuga os dedos e os lábios.

Vela
A chama da vela significa a luz da Fé de todos os que estão presentes ali.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.