Compromisso e Envio dos Catequistas

Pode baixar os guiões neste link









I – RITOS INICIAIS


Cântico de entrada

Monição inicial (catequista)


Neste ano pastoral missionário nós, catequistas da paróquia, vimos perante a comunidade partilhar a alegria que sentimos em doarmos um pouco do nosso tempo para servir a Igreja, cooperando com os pais na educação da fé dos seus filhos. Nesta celebração queremos pedir a toda a assembleia que reze por nós e connosco pela santificação de cada uma de nós, de cada família, de cada lar… por cada criança, por cada adolescente e por cada jovem a nós confiados. Assim, partiremos mais fortalecidas para a missão!


Saudação inicial

Ato penitencial


II – LITURGIA DA PALAVRA


LEITURAS 


EVANGELHO 


HOMILIA


CREDO (neste momento o celebrante chama as catequistas para o altar, ficando estas a rodear a mesa da celebração)


Celebrante: A Palavra de Deus recorda-nos constantemente em que consiste a nossa missão. Agora vamos confessar a nossa fé em Deus e na Sua Igreja que nos envia a difundir a mensagem do Reino. 

Celebrante: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do Céu e da Terra?
Catequistas (com toda a assembleia): Sim, creio!

Celebrante: Credes em Jesus Cristo, seu Único filho, Nosso Senhor que nasceu da Virgem Maria, morreu, foi sepultado, ressuscitou de entre os mortos e está sentando à direita do Pai? 

Catequistas: Sim, creio!

Celebrante: Credes do Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Catequistas: Sim, creio!

Celebrante: Estimadas Catequistas, escolhidas por Deus do meio da nossa comunidade, toca-vos ser, hoje, enviadas como testemunhas. Pedimos que vivam de tal forma, que possam proclamar como os primeiros Apóstolos e Discípulos.

Segue-se o momento do Compromisso. As catequistas permanecem junto ao altar e em conjunto proclamam o seguinte texto:


Eu (uma a uma dizem o nome e depois continuam o texto em conjunto) … que fui chamada por Deus à Vida para fazer uma experiência de Amor e comunhão, venho hoje, diante do Senhor e de todos os presentes, comprometer-me a ser fiel ao projeto de Deus, na medida das minhas possibilidades, e a transmitir o Evangelho aos catequizados que me forem confiados. 
Estou disponível para caminhar com cada um deles, a fim de que juntos possamos encontrar-nos com Jesus Cristo e viver a vida na fé. Sei que não estou só para assumir esta responsabilidade, conto com a ajuda do Espirito Santo, a presença de Jesus, a ternura do Pai, atenção materna da nossa comunidade paroquial, e a colaboração de todos os pais, catequistas e catequizados. 
Que o Deus Trindade faça de mim um canal do Seu Amor e da sua Palavra. Louvor a Ti, que és Pai, Filho e Espirito Santo. 

Celebrante: Deus, Pai de bondade que confiaste à Tua Igreja a missão de anunciar o Evangelho a toda a humanidade, em cada tempo e lugar, abençoa e aceita estas catequistas, a fim de que todas elas sejam fiéis anunciadoras da Palavra da Verdade, desempenhando o seu ministério e sentindo a alegria de Maria no seu interior. 

(O celebrante estende as mãos sobre as catequistas)

Envia o Teu Espírito sobre estas tuas filhos, infunde o amor nos seus corações, põe nos seus lábios a Tua Palavra de salvação; concede-lhes a alegria de colaborarem na construção do Teu Reino e no crescimento da Tua Igreja. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo ….


Oração dos Fiéis (acrescentar esta intenção às do dia)

- Rezemos hoje, de modo especial, pelas catequistas que por mais um ano disponibilizam um pouco do seu tempo para dar a conhecer a alegria do Evangelho, os ensinamentos de Jesus, aos mais novos da nossa comunidade. Por esta intenção oremos...


III – LITURGIA EUCARÍSTICA


Ofertório

Santo

Cordeiro de Deus

Comunhão


IV – ACÇÃO DE GRAÇAS


Bênção final

Celebrante: Confirmai, Senhor, com a vossa bênção paterna, a decisão destas vossas filhas catequistas: que desejam dedicar-se com todas as suas forças, ao ministério da Palavra, no âmbito da Catequese: Que elas creiam, de coração, no que ensinam, ensinem de verdade o que crêem, e vivam corajosamente o que ensinam. Assim elas se tornem discípulas diletas, de Jesus Cristo, nosso Mestre, que é Deus convosco na Unidade do Espírito Santo! 
R. Ámen.

V/ O Senhor esteja convosco!
R/ Ele está no meio de nós!
V/ Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
R/ Amém!
V/ Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R/ Graças a Deus.





«A catequese constitui uma coluna para a educação da fé, e são precisos bons catequistas! Obrigado por este serviço à Igreja e na Igreja. Embora possa às vezes ser difícil – trabalha-se tanto, empenha-se e não se veem os resultados desejados –, mas educar na fé é maravilhoso! É talvez a melhor herança que possamos dar a alguém: a fé! Educar na fé, para que essa pessoa cresça. Ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos a conhecerem e amarem cada vez mais o Senhor é uma das mais belas aventuras educativas; está-se a construir a Igreja!” 


Papa Francisco, no congresso internacional da Catequese.








Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.