Festa do Pai Nosso (2.º ano)

Pode baixar os guiões neste link



RITOS INICIAIS

CÂNTICO DE ENTRADA

SAUDAÇÃO INICIAL

INTRODUÇÃO À CELEBRAÇÃO
(catequista)

Hoje a nossa comunidade está de novo em festa, porque mais uma vez, assistimos um grupo de crianças a atingir mais uma etapa na sua formação cristã.
Estas crianças do 2º ano vão celebrar a festa do Pai Nosso. Deus, Pai de todos os meninos e meninas, que nos ensinou a amar e abriu no nosso coração o caminho para sermos felizes. Ele é “Pai Nosso que está no céu”. Pai de todos aqui presentes, que está em toda a parte e, embora não o estejamos a ver, ele está sempre a olhar por nós. Ele, o criador de todas as coisas na Terra, ensina-nos a ser melhores – melhores amigos, melhores filhos para os nossos pais, melhores alunos na escola da vida. Somos chamados a cavar fundo o poço das nossas misérias, para deixar o Senhor abrir em nosso coração uma fonte de água viva para a vida eterna!

Catequizando do 10º ano - Hoje, vamos agradecer a Deus por cuidar de nós e, assim, mostrar a nossa gratidão, o nosso obrigado. Vamos pedir a Deus perdão pelas vezes que somos menos compreensivos e agradecer pelas coisas boas que ele nos dá. Hoje, com muito amor, vamos rezar ao Pai do Céu, e por isso dizemos “Santificado seja o vosso nome”. Para que não esqueçamos o quão importante Deus é na nossa vida, vamos trazê-lo para dentro do nosso coração.


RITO PENITENCIAL

Sacerdote – No Evangelho de hoje, Cristo acalma a tempestade no lago e conduz os discípulos a uma fé mais profunda Nele. Enquanto nos preparamos para celebrar esta liturgia, vamos abrir-nos à presença real de Cristo entre nós e ao Seu amor. [pausa]

- Senhor, que cuidais dos que em vós confiam, tende piedade de nós. Senhor,...
- Cristo, que sois o divino com poder sobre a criação, tende piedade de nós. Cristo,...
- Senhor, que sois aquele em quem acreditamos e confiamos, tende piedade de nós. Senhor,...




LEITURAS

EVANGELHO

HOMILIA

PRECES 

Sacerdote: Vamos com alegria fazer alguns pedidos a Deus Pai dizendo-lhe: Pai, ouve os nossos pedidos

Criança 1 - Pai-nosso peço-Te pelo nosso Papa Francisco, pelo nosso Bispo Jorge e pelo nosso padre. Oremos irmãos

Criança 2 - Pai-nosso peço-Te pelos nossos pais e padrinhos. Oremos irmãos

Criança 1 - Pai-nosso peço-Te para que todas as pessoas se amem. Oremos irmãos

Criança 2 - Pai-nosso peço-Te pelos que não sabem perdoar. Oremos irmãos

Criança 1 - Pai-nosso que saibamos fazer sempre a Tua vontade. Oremos irmãos

Sacerdote: Escutai Querido Pai as nossas orações e ajudai-nos a amar-vos como Vos ama o Vosso Filho Jesus, que é Deus Convosco na Unidade do Espírito Santo.
  

OFERTÓRIO

PAI NOSSO
(Chamam-se as crianças para junto do altar)


Catequista: Há poucos anos, os pais destas crianças pediram o Baptismo para os seus filhos. Nesse dia, o sacerdote fez uma oração a Deus para que concedesse às crianças a graça de “em breve poderem ouvir a Sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus”. Na catequese e na Missa, elas já ouvem a Palavra de Deus e aprendem a louvar o Pai do Céu.



Sacerdote: No dia do Baptismo, rezámos o Pai Nosso em nome delas. Hoje, estas crianças vão rezar publicamente a oração dos Filhos de Deus connosco. Pai Nosso…



COMUNHÃO

ENTREGA DO PAI NOSSO

Sacerdote: Um dia os amigos de Jesus pediram-lhe que os ensinasse a rezar. E Jesus ensinou-lhes uma oração breve, dirigida ao Pai do Céu, que continua a ser hoje a melhor oração dos cristãos. Vós já conheceis essa oração e decerto estais dispostos a continuar a rezá-la cada vez com mais dedicação. Dizei-me pois: Quereis receber o Pai-Nosso, a Oração que Jesus nos ensinou?

Crianças: Sim, quero.

Sacerdote: Quereis guardá-lo no vosso coração, como se guarda um tesouro precioso e rezá-lo e vivê-lo todos os dias, com entusiasmo e alegria?

Crianças: Sim, quero.

Sacerdote: Então recebei o Pai-Nosso; rezai-o sempre como sinal de amor ao Pai do Céu.

Crianças: Amen.


BÊNÇÃO FINAL


CÂNTICO FINAL







Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.