Festa da Palavra (4.º ano)


Pode baixar os guiões neste link


RITOS INICIAIS

CÂNTICO DE ENTRADA

SAUDAÇÃO INICIAL

Admonição inicial:

(catequizando)
Alegra-se a nossa comunidade porque o 4º ano de catequese celebra hoje a Festa da Palavra.
Jesus convida cada um de nós a deixar tudo e a segui-lo, a sermos pescadores de Homens.
A sua Palavra faz-nos ser parecidos com Jesus, e se deixarmos tudo para o seguirmos seremos felizes.

(catequista)
Hoje estas crianças vão receber a Bíblia, para que assim tenham a palavra de Deus sempre presente. Elas sabem que é através do que Jesus lhes diz que ficam mais próximas de Deus e assim serão felizes.


ACTO PENITENCIAL

Celebrante: Vamos pedir perdão a Deus pelas vezes que não escutamos a Sua Palavra e fechamos o nosso coração.

Catequizando: Pelas vezes que não queremos ver a Tua Luz, nós Te pedimos, Senhor tem piedade de nós. (a resposta pode ser cantada)
Catequizando: Pelas vezes que não queremos vir escutar a Tua Palavra, nós Te rogamos, Cristo tem piedade de nós.
Catequizando: Pelas vezes que nos recusamos a anunciar a Tua Palavra, nós Te suplicamos, Senhor tem piedade de nós.


LITURGIA DA PALAVRA

O grupo coral pode cantar um cântico enquanto sobem quem vai ler as introduções e as leituras e o salmista. Podem vir em procissão com duas velas e o Evangeliário, se não sobrecarregar a dinâmica da Eucaristia.

LEITURAS

EVANGELHO

HOMILIA


ENTREGA DAS BÍBLIAS

Celebrante: A partir de hoje, ides ter a vossa própria Bíblia. Através dela, em cada dia, podeis ouvir a voz de Deus.
As suas palavras são luz para os caminhos tortos. Para uma fonte sem água, são a profundidade do conhecimento. Para a pergunta são a resposta em qualquer situação. Por isso, sois convidados a dar testemunho de vida cristã e a seres também vós pescadores de homens alimentando-vos da Palavra de Deus.
Celebrante: (nome) recebe a Palavra de Deus!
Catequizando: Eis-me aqui, Senhor, para acolher a Tua Palavra!


CREDO

Celebrante: Credes em Deus Pai, Criador do Universo, que por meio da Palavra nos ensina o caminho a seguir para a felicidade?
R/ Sim creio.

Celebrante: Credes em Jesus Cristo misericórdia Divina entre nós, verdadeiro anunciador da Palavra aos homens?

R/ Sim creio.

Celebrante: Credes no Espírito Santo, fonte de verdade e amor, inspiração da Palavra para os que n´Ele crêem.

R/ Sim creio.

Celebrante: Credes na Santa Igreja, transmissora da Palavra, presença viva e solidária de todos os Povos da Terra, caminho que nos leva à salvação?

R/ Sim creio.

Celebrante: Credes na Vida Eterna e na Palavra que nos diz que o rumo certo é Deus?

R/ Sim creio.

Celebrante: Deus Pai de misericórdia, conceda a Sua bênção a estes catequizados que hoje receberam o Livro da Sua Palavra, para que se alimentem dela em toda a sua vida, porque é Palavra de Vida Eterna.
R/ Amen.


PRECES

Irmãos caríssimos:
Oremos a Deus nosso Pai, que chamou o povo que andava nas trevas e quer iluminar todos os homens com a Palavra de Cristo, dizendo com toda a confiança:
Ouvi Senhor a nossa súplica.


1. Pelas nossas crianças do 4º ano e por todas as crianças do mundo, para que Deus as ilumine sempre com a sua Palavra e faça brotar nos seus corações o amor de Jesus.

2. Pelos pais de todas as crianças aqui, para que encontrem na Palavra de Deus a sabedoria para educar os seus filhos na verdade e no amor.

3. Por toda a igreja povo de Deus, que seja forte e firme na fé e que encontre cada vez mais em Deus essa força.

4. Por todos aqueles que infelizmente não têm o que comer e o que vestir e que tantas vezes se encontram perdidos e sem rumo, que Deus ilumine o coração dos homens que podem estender a sua mão a todas estas pessoas. 

5. Pelos doentes que se sentem sem esperança no dia de amanhã, que Deus faça florescer dentro deles a fé a alegria de viver.

6. Pela nossa comunidade cristã, por todos nós que estamos aqui hoje reunidos para escutar a Palavra de Deus, que a essa Palavra nos acompanhe ao longo das nossas vidas e nos ensine a ser exemplo de Jesus.

7. Pelos nossos catequistas, ajuda-os Senhor a serem os nossos guias e professores dos ensinamentos bíblicos que este ano vamos descobrir.

8. Pela paz, que esta nasça primeiro nos nossos corações para que assim possamos espalha-la por todos os que nos rodeiam e pelo mundo. 


LITURGIA EUCARÍSTICA


APRESENTAÇÃO DOS DONS

(Velas)
Senhor, estas velas que vos oferecemos são o símbolo da Vossa Luz, que queremos ter sempre presente no nosso caminho.

(Flores brancas)
Entregamos-Te, Senhor, estas flores que simbolizam a alegria que trazemos no coração.

(Bíblia)
Queremos oferecer-te, Senhor, esta Bíblia. Com ela e à luz de tudo o que, através dela, nos ensinas, queremos continuar a caminhar e a seguir os Teus passos, a colocar os nossos pés onde colocaste os Teus.

(Redes)
Apresentamos-te, Senhor, estas redes, para que nos ajudes a fazer da nossa vida uma rede de amor e de gratidão para Contigo e todos os que nos rodeiam.

(Pão e vinho)
Este pão e este vinho são sinal do nosso trabalho e, nesta Eucaristia, acreditamos que, após a descida do Espírito Santo, serão o vosso Corpo e o vosso Sangue, sinal da Vida que constantemente renovais em nós.
Obrigado, Senhor.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

PAI NOSSO

COMUNHÃO
Admonição: O momento da comunhão é um momento de reflexão e meditação: meditemos sobre a Palavra que hoje escutamos e deixemos que ela guie o nosso coração até Deus. Com este espírito encaminhemo-nos até ao altar.


ACÇÃO DE GRAÇAS

Alimento: Obrigada, Senhor, pela Tua Palavra, alimento saboroso que nos sacia a alma. 
Caminho: Obrigado, Senhor, por Seres orientação no nosso caminho, e por nos indicares a melhor direcção para chegarmos a Ti. 
Luz: Obrigada, Senhor, pela luz que nos ilumina e faz com que a nossa vida brilhe e saia da escuridão. 
Esperança: Obrigado, Senhor, pela força que nos transmites para que tenhamos esperança num mundo melhor. 
Amor: Obrigada, Senhor, por acreditares em nós e pelo Teu amor eterno. 
Vida Plena: Obrigado, Senhor, pela vida plena que nos queres dar. Salvação: Obrigado, Senhor, pela salvação que nos ofereces através do Teu filho Jesus. 
Felicidade: Todos nós ansiamos pela felicidade. Obrigado, Senhor, pelos princípios que nos propões neste livro maravilhoso que nos deixaste, a Bíblia.


RITOS FINAIS




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.