Recomeça, outra vez
A vida é um intervalo de tempo entre dois acontecimentos muito concretos e definidos na história da vida de cada um de nós. Mas, apesar de parecer simples e sempre a direito, é também cheia de fracassos que importa ser capaz de superar, sem perder o entusiasmo. Sob pena de deixarmos o tempo passar enquanto estamos à espera de que a vida volte atrás!
Um dos maiores talentos que devemos cultivar em nós é o do recomeço. Como se perdoássemos a realidade, os outros e a nós mesmos pelo que aconteceu, e nos lançássemos de novo com a mesma fé, ou outra ainda maior, ao desafio onde falhámos antes.
Não julgues que recomeçar é voltar atrás. As primeiras tentativas quase nunca são capazes de grandes resultados. Aprendemos com aquilo que vamos fazendo e com os erros. São partes do caminho.
Mas antes de insistires, avalia com cuidado se as tuas razões são boas, porque se não o são, e nelas insistes, estás apenas a ser teimoso. O que é uma perda de tempo, por mais nobre que te pareça, pois não te levará a lado algum.
Sei que a minha existência é muito anterior ao meu nascimento e que perdurará para além da morte. Mas, enquanto estiver neste mundo, cabe-me lutar pelo que é bom e possível, sem esperar facilidades ou vitórias simples. O céu é para quem provar que o merece.
Tudo começa a cada instante. Não importa em que momento da tua vida estás. Esse é o teu ponto de partida.
Deixa os sonhos para trás e faz com que a realidade do que sonhas se erga diante de ti, a cada instante. Se cair uma pedra ou tudo se desmoronar... sorri e não percas grande tempo a queixar-te da má sorte. Agradece as tuas forças, o teu engenho e a oportunidade que tens de começar de novo.
José Luís Nunes Martins
in Jornal A Voz da Verdade
Partilhe o seu comentário