Via Sacra (vídeos)




Introdução

[No começo]
Catequista: Em união com Maria, a Mãe das Dores, vamos, ó Jesus, percorrer o caminho doloroso por onde passastes para consumar a nossa Redenção no Calvário. Oxalá esta meditação dos principais mistérios da Vossa Paixão, nos encha o coração de compunção pelos nossos pecados e de reconhecimento pelo Vosso grande amor para connosco.

[No começo de cada estação]
V. Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus.
R. Porque pela Vossa santa Cruz redimistes o mundo.

[Depois de cada estação]
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
Senhor, tende piedade de nós.



1.ª Estação - Jesus é condenado à morte



Leitor 1: Sendo Deus imortal, Jesus quis morrer para me libertar.
Leitor 2: É inocente mas todos condenam Jesus por cobardia, por soberba, por maldade ou porque não acreditam n'Ele. Senhor, eu creio em Ti! No entanto, porque Te condenei e Te lancei fora do meu coração?



2.ª Estação - Jesus toma a sua Cruz



Leitor 1:  O Senhor leva a Cruz às costas para que eu aprenda a levar as minhas cruzes.
Leitor 2: Leva-a por mim, para me salvar. Obrigado, Senhor. Que eu Te siga, levando por Ti com amor a cruz do meu trabalho, de meu dever, das minhas penas e dores.



3.ª Estação - Jesus cai pela primeira vez



Leitor 1: São os meus pecados a causa de que Jesus caia por terra.
Leitor 2: A cruz é tosca e pesada; mas ainda mais Te pesam e esmagam os meus pecados, e Tu cais para os reparar. Perdoa-me e ajuda-me a levantar. Basta já de pecar!



4.ª Estação - Jesus encontra a Sua Mãe



Leitor 1: Minha Mãe!: que eu sempre te encontre no meu caminho.
Leitor 2: Numa curva da Rua da Amargura, a Mãe das Dores espera-O; contempla-O e chora. Minha Mãe, sai também ao meu encontro; ajuda-me no meu caminho.



5.ª Estação - Simão de Cirene ajuda Jesus a levar a cruz



Leitor 1: Levando com ânimo as minhas cruzes, ajudo Jesus a levar o peso da Sua.
Leitor 2: Não estavam lá nem Pedro, nem Tiago, nem André... e Tu não podias mais; os Teus amigos não estavam e obrigaram um homem que vinha do campo a ajudar-Te. Recordando a Tua fadiga e desamparo no caminho do Calvário, proponho-me ajudar em Teu nome àqueles que vir que estão sobrecarregados e não podem mais.



6.ª Estação - Verónica enxuga a face de Jesus


Leitor 1: Quando os outros sofrem tenho de os ajudar, vendo neles o Senhor.
Leitor 2: Uma mulher forte e valente, entusiasta de Deus, dá-me um grande exemplo. Assim devo eu atuar: valente e fiel na minha fé e no meu amor a Jesus Cristo.



7.ª Estação - Jesus cai pela segunda vez


Leitor 1: Senhor, dá-me forças e amor para me levantar de cada vez que cair.
Leitor 2: Um dia vimo-Lo caminhar seguro por cima das águas do mar, mas agora cai uma e outra vez. É a hora da Redenção e é preciso pagar por muitos pecados - Também pelos meus. Perdão, Senhor, e obrigado pelas Tuas quedas e pelo Teu amor.



8.ª Estação - Jesus consola as filhas de Israel


Leitor 1: O Senhor deita sobre nós a Sua misericórdia, muito embora esteja a sofrer por nossa culpa.
Leitor 2: «Não choreis por mim», diz-lhes, e dá-nos um aviso: Ai daqueles que é como uma árvore seca, que não dá fruto! Senhor, que a minha vida não seja uma vida inútil.
Quero viver fazendo o bem; seguir-Te e ser apóstolo do Teu amor.



9.ª Estação - Jesus cai pela terceira vez


Leitor 1: Embora eu caia muitas vezes, o Senhor perdoar-me-á por meio do Sacramento da Penitência.
Leitor 2: A Tua Santa Face chega até ao pó do caminho. Agora posso dizer que o Teu amor e o Teu sangue estão ao meu alcance para purificar-me; chegaste até mim que sou pó, terra calcada, manchada. Tem piedade de mim porque sou um pecador.



10.ª Estação - Jesus é despojado de suas vestes


Leitor 1: A vergonha que o Senhor passaria ao ficar despido deve fazer-me estimar a virtude da modéstia e do pudor.
Leitor 2: Despojam-No das Suas vestes diante da multidão curiosa; diante dos Seus inimigos que zombam; diante da Sua Mãe que chora. Que horror pensar que me fiz culpável de tanta ignomínia, com as minhas imodéstias, impurezas e loucuras! Perdão, Senhor, perdão!



11.ª Estação - Jesus é pregado na cruz


Leitor 1: As dores tremendas do Senhor devem lembrar-me que tenho de ser mortificado.
Leitor 2: Primeiramente uma das mãos, com pregos grossos e umas marteladas; depois a outra; e finalmente os pés. No Calvário, Jesus une a terra com o Céu: é Homem e faz-Se responsável de todos os pecados e crimes dos homens; é Deus e pode chegar ao Pai e obter o perdão - para mim também. Obrigado! Ajuda-me a ser agradecido.



12.ª Estação - Jesus morre na cruz


Leitor 1: «Ninguém ama mais um amigo do que aquele que dá a sua vida por ele».
Leitor 2: A morte de Jesus na Cruz é o momento mais alto da história da Humanidade. O Filho de Deus morre por todos, para nos redimir a todos.
O Pai recebe uma satisfação plena.
Agora, a minha salvação eterna depende da minha correspondência à graça de Deus. Junto da Mãe das Dores fico em silêncio, contemplando Jesus que morreu por mim e por todos. Que mais podia ter feito por mim que não fizesse?



13.ª Estação - Jesus é descido da cruz e entregue à Sua Mãe


Leitor 1: Minha Mãe, quero acompanhar-Te na Tua dor, tendo sincera dor dos meus pecados.
Leitor 2: Como um botão de rosa perfumado e belo no-Lo entregou Maria em Belém. Agora os homens devolvem-Lhe só o talo e os espinhos: um Cadáver chagado, arroxeado, sem sangue, rígido. Esta foi a obra do pecado. Esta é a grande prova do amor do nosso Deus. Mãe das Dores, permite-me beijar os pés do meu Cristo, com a dor de amor com que os beijariam Madalena e o Apóstolo João.



14.ª Estação - Jesus é colocado no sepulcro




Leitor 1: São Paulo diz-me que eu fui sepultado com Cristo, para que não cometa mais pecados.
Leitor 2: Como corresponde aos mortos, afastam o cadáver de Jesus do caminho dos vivos. Colocam-No num sepulcro escavado na rocha e rolam uma pedra sobre a entrada do sepulcro. A seguir, o pranto e a solidão de Maria.
Mas ao terceiro dia - o grande DIA da Ressurreição gloriosa do Senhor -, Aleluia! o Senhor ressuscitou glorioso, Aleluia!
Obrigado, Jesus, por tudo! Quero recordar sempre que «amor com amor se paga».


[No fim]
Catequista: Olhai propício, Senhor, para esta Vossa família, pela qual Nosso Senhor Jesus Cristo não hesitou entregar-Se às mãos dos malfeitores e padecer os tormentos da Cruz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R. Amen.




Reflexões: M. Martínez, 
in Orações do Cristão, 
Editora Rei dos Livros, 11.ª Edição


































Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.