Festa do Encerramento do Ano Catequético | 2011
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
Antoine de Saint-Exupéry
Longa foi a caminhada, muitas foram as novas experiências vividas ao longo do ano e muitas foram as datas marcantes para recordarmos com carinho... mais tarde.
Se fizermos uma retrospectiva daquilo que foi vivido, certamente rasga-se um sorriso no rosto de cada um de nós. E isso porque partilhamos tantos momentos juntos, tantas alegrias, que não haveria forma possível de o demonstrar e até avaliar.
Nós, catequistas, sentimo-nos gratos por participarmos na vida de cada catequizando, e por partilharmos também aquilo que somos, tanto entre nós catequistas e catequizandos como com toda a comunidade paroquial.
No passado dia 9 de Julho celebramos tudo isto. Não só o encerramento de um ano de caminhada conjunta, mas fundamentalmente aquilo que crescemos ao longo deste mesmo ano - individualmente e em grupo. Agradecendo a Jesus por tudo o que nos deu, pelas pessoas que colocou no nosso caminho e que deram um pouco de si, conscientes que também levaram um pouco de nós.
Embora o dia tenha sofrido algumas alterações a nível de organização, devido às condições meteorológicas adversas, tudo correu com a maior naturalidade, a ponto de toda a gente ali presente virar criança por breves momentos.
Após os gastos de energia física no exterior, chega o momento de nos alimentarmos da energia espiritual, na Eucaristia, pela Palavra e pelo Corpo e Sangue de Jesus Ressuscitado. O cume do nosso dia.
A parábola do semeador (Evangelho do dia) foi como que a ‘cereja no cimo do bolo’ que em tudo vinha ao encontro do que vivíamos nesse momento.
Para além da maioria dos catequizandos e todos os catequistas, contamos também com a presença e colaboração do grupo de jovens da nossa paróquia na animação da Eucaristia.
Com esta oração, que rezamos no momento do Pós Comunhão, termino a partilha deste nosso dia, e com ela bendigo ao Pai, por todas estas graças:
E ressuscitando rompestes as cadeias da morte.
Vós nos reuniste à volta da palavra e do pão.
Vós nos congregais pela força do Vosso Espírito de amor.
Senhor Jesus, sois o centro e o sentido das nossas vidas.
Que alegria sentimos hoje por, ao longo deste ano,
termos descoberto que somos mais da vossa Igreja;
que caminhamos como povo de Deus;
que partilhamos a Fé e o Vosso projecto de amor
servindo os homens nossos irmãos.
Senhor da vida:
queremos viver com todo o nosso ser;
queremos crescer, saindo de nós mesmos,
abrindo caminhos;
queremos enraizar a nossa vida em Vós.
Fazei-nos portadores da Vossa Mensagem,
construtores do Vosso Reino,
testemunhas do Vosso projecto de vida.
Senhor Jesus;
queremos viver o Vosso Mistério de Vida
no silêncio de um coração agradecido.
Senhor Jesus;
ajuda também os catequistas desta paróquia,
pois com dedicação e muita amizade estiveram sempre
ao nosso lado sem desanimar.
Obrigado Senhor!!!
Nota: No fim de semana 23 e 24 de Julho, minutos antes da Missa, será projectado um video com imagens das actividades realizadas ao longo do ano, incluindo as do encerramento.
Natália Matos, catequista
Julho 2011
Julho 2011
adorei o dia sem dúvida, um dia muito feliz para todos!!!!boas férias meninos!!
ResponderEliminar