A confissão


Aquele que se confessa faz o sinal da cruz dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
O sacerdote continua: Deus, que ilumina os nossos corações, te dê a graça de reconheceres com verdade os teus pecados e a Sua misericórdia.
Resposta: Amen.

Segue-se a confissão dos pecados e o diálogo com o padre, no fim do qual este impõe ao penitente um ato de reparação proporcionado aos seus pecados.

Depois da confissão, o penitente pronuncia um breve ato de contrição, por exemplo: Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido (leva a mão ao peito), e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amen.

O sacerdote dá a absolvição:
Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e infundiu o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E EU TE ABSOLVO DOS TEUS PECADOS, EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
Resposta: Amen.

O sacerdote: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom.
Resposta: Porque é eterna a sua misericórdia.

O sacerdote despede o penitente dizendo: O Senhor perdoou-te os teus pecados. Vai em paz.

Oração de ação de graças:

Dou-Vos graças, Senhor, por me terdes perdoado e encorajado a um novo recomeço. Agradeço-Vos também por me terdes reconciliado com a Igreja, que eu prejudiquei com os meus pecados.







Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.