O Milagre de Santo António em Rímini (ano de 1227)




Santo António, durante uma pregação na cidade de Rímini (Itália), foi envolvido numa disputa com os hereges, que negavam a presença real de Jesus na Eucaristia e que pretendiam ver uma prova irrefutável disso. Um dos hereges, de nome Bonovillo, disse-lhe: «Não acredito que a Hóstia seja o Corpo de Cristo! Mas quero desafiar-te, ó frade: se a minha mula se ajoelhar diante da Hóstia, então acreditarei».

«Aceito o desafio - respondeu-lhe Santo António - Daqui a três dias, trarás a mula a esta mesma praça, diante do povo. Eu trarei a Eucaristia e o animal ajoelhar-se-á diante do Pão consagrado».

O herético aceitou, dizendo: «Está bem. Vou manter a mula fechada e em jejum estes três dias. Depois trazê-la-ei aqui, à presença de todos os habitantes, e apresentar-lhe-ei a cevada. E tu apresentar-lhe-ás a Hóstia, que dizes que é o Corpo do Homem-Deus. Se a mula ignorar a cevada e se ajoelhar diante da Hóstia, far-me-ei católico».

Santo António retirou-se para o convento e durante aqueles três dias dirigiu-se ao Senhor com a oração e o jejum.

No dia estabelecido, Santo António apresentou-se com o Santíssimo Sacramento. À vista do Santo que avançava, um profundo silêncio estendeu-se por toda aquela multidão. Então Santo António, em voz alta, ordenou à mula: «Em nome do teu Criador, que trago vivo, verdadeiro, real e substancial nas minhas mãos, embora indignamente, ordeno-te, ó mula, que venhas já ajoelhar-te diante d'Ele, a fim de que estes hereges reconheçam que toda a criação é submissa e obediente ao Cordeiro que Se imola sobre os nossos altares».

O herético suava frio, gritando com o animal e tentando-o com o seu alimento preferido. Mas a mula, recusando a cevada de patrão, aproximou-se docilmente do religioso: dobrou as patas anteriores diante da Hóstia e assim ficou.

O herético veio então lançar-se aos pés de Santo António, confessando publicamente o seu erro e, a partir daquele dia, tornou-se um dos mais zelosos colaboradores do santo. Toda a sua família entrou também com ele no seio da verdadeira Igreja e ele, no ardor do seu reconhecimento para com Deus, fundou com o seu dinheiro uma igreja dedicada ao Príncipe dos Apóstolos, São Pedro.







Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.