Porquê exactamente 40 dias?




Quando falamos de 8 galinhas ou de 7 quilos de arroz, queremos significar exactamente 8 e 7, nem mais, nem menos.
Quando, pelo contrário, encontramos alguns números na Bíblia, devemos prestar atenção, pois, muitas vezes, eles têm um significado simbólico. Assim, quando aparece o número 40 ou um seu múltiplo, não quer dizer que seja exactamente 40, como se falássemos de escudos. Indica um período simbólico, que pode ser longo ou curto.
Não é como quando falamos de dinheiro: este deve ser bem contado!
Por exemplo, é difícil aceitar que Moisés tenha passado exactamente 40 dias e 40 noites na montanha, sem comer pão e sem beber água (Êx 34, 38) e também que Jesus tenha conseguido fazer a mesma coisa (Mt 4, 2). Assim, também, surge a dúvida de se eram exactamente 4.000 os homens para os quais foram multiplicados os pães (Mc 8, 9).
Entre os muitos significados que os antigos davam ao número 40, um interessa-nos de modo particular: o de indicar um período de preparação (mais ou menos longo) por causa de um grande acontecimento. Por exemplo: o dilúvio durou 40 dias e 40 noites... e foi a preparação para uma nova humanidade; 40 anos foi o tempo que passou o povo de Israel no deserto... preparando-se para a entrada na Terra prometida; por 40 dias fizeram penitência os habitantes de Nínive..., antes de receber o perdão de Deus; 40 dias e 40 noites caminhou Elias... até alcançar a montanha de Deus; por 40 dias e 40 noite jejuaram Moisés e Jesus... como preparação para a sua missão...
É claro, agora, o sentido deste número? E então, para preparar a maior de todas as festas cristãs, quantos dias eram necessários?... 40, naturalmente! 



Por Fernando Armellini
in 'O Banquete da Palavra - Ano A'






Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.