Carlo Acutis (documentário)






Foi no sábado (10/10/2020) que a Igreja declarou beato o jovem Carlo Acutis, que morreu em 2016 de leucemia fulminante. O anúncio da sua beatificação aumentou o interesse mundial pelo rapaz em quem conviviam uma grande devoção a Cristo e um estilo de vida normal para um adolescente, com um particular interesse pela informática. Era conhecido tanto pelo portátil que sempre o acompanhava, como pelo terço.

Carlo Acutis nasceu em Londres, mas pouco depois os pais, italianos, voltaram para o seu país de origem e ele cresceu em Milão.

A devoção religiosa manifestou-se cedo. Depois de ter feito a sua primeira comunhão, aos 7 anos de idade, passou a ir à missa sempre que podia e a dedicar algum tempo à adoração eucarística.

Da adoração eucarística nasceu um interesse profundo pelos milagres eucarísticos, cujos casos começou a documentar aos 11 anos. Os milagres eucarísticos são casos em que a hóstia consagrada ou o vinho se transformam fisicamente em carne ou sangue. Com os seus conhecimentos de programação e tecnologia, que amigos informáticos dos pais descreviam como geniais, transformou essa sua investigação num site e tinha o objetivo de visitar os locais dos milagres, mas a doença de que viria a sofrer, e que o matou, não o permitiu.

O site, que documenta cerca de 150 milagres, foi entretanto transformado numa exposição itinerante.

Acutis era ainda devoto de Fátima, que visitou durante uma viagem a Portugal, em particular dos pastorinhos Francisco e Jacinta, mas o santo da sua predileção era São Francisco de Assis, ao ponto de ter pedido para ser sepultado naquela cidade, o que foi honrado pelos seus pais.

Ainda hoje os seus pais não sabem explicar de onde vinha esta devoção. Tinham-no batizado em criança, mas não praticavam a fé em família nem lhe falavam de assuntos religiosos. Já depois da sua morte a sua mãe, Antonia, admitiu que ele foi para ela “um pequeno salvador” uma vez que as suas perguntas insistentes sobre Jesus, a que ela não sabia responder, a levaram a fazer formações em teologia e a mergulhar na sua própria fé.


Texto: RR


Relicário contendo o coração incorrupto do Beato Carlo Acutis


Imagem oficial de Carlo Acutis






Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.