Como ser um ouvinte eficaz



- Escute com empatia. Tente sentir o que a outra pessoa sente enquanto fala.

- Afaste todas as distrações. Desligue o telefone; afaste todos os papéis que não sejam pertinentes para a conversa.

- Esclareça quaisquer incertezas depois de alguém falar. Certifique-se de que percebeu o que foi dito reformulando o que ouviu.

- Tente honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.

- Não tire conclusões precipitadas nem faça suposições. Mantenha uma atitude aberta e de aceitação.

- Revele interesse através das expressões faciais. Sorria ou mostre preocupação quando apropriado.

- Indique que está a seguir a conversa acenando ou fazendo gestos.

- Faça perguntas sobre o que está a ser dito. Pode parafrasear «Então, segundo entendi é...» ou fazer perguntas específicas sobre determinadas questões. Isto permite-lhe não só esclarecer as questões, como também o mantém alerta e a prestar toda a atenção.

- Não interrompa! Uma pausa não deve ser interpretada como um momento para começar a falar - espere.

- Observe a linguagem corporal de quem fala.

- Use o circuito de feedback. O que foi dito pode não ser o que foi recebido. Procure filtros e ultrapasse-os. Para voltar ao assunto, reafirme a sua opinião ou faça perguntas pertinentes.


Dale Carnegie



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