Como ser um ouvinte eficaz
- Escute com empatia. Tente sentir o que a outra pessoa sente enquanto fala.
- Afaste todas as distrações. Desligue o telefone; afaste todos os papéis que não sejam pertinentes para a conversa.
- Esclareça quaisquer incertezas depois de alguém falar. Certifique-se de que percebeu o que foi dito reformulando o que ouviu.
- Tente honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.
- Não tire conclusões precipitadas nem faça suposições. Mantenha uma atitude aberta e de aceitação.
- Revele interesse através das expressões faciais. Sorria ou mostre preocupação quando apropriado.
- Indique que está a seguir a conversa acenando ou fazendo gestos.
- Faça perguntas sobre o que está a ser dito. Pode parafrasear «Então, segundo entendi é...» ou fazer perguntas específicas sobre determinadas questões. Isto permite-lhe não só esclarecer as questões, como também o mantém alerta e a prestar toda a atenção.
- Não interrompa! Uma pausa não deve ser interpretada como um momento para começar a falar - espere.
- Observe a linguagem corporal de quem fala.
- Use o circuito de feedback. O que foi dito pode não ser o que foi recebido. Procure filtros e ultrapasse-os. Para voltar ao assunto, reafirme a sua opinião ou faça perguntas pertinentes.
Dale Carnegie
Partilhe o seu comentário