Abertura do Ano da Fé em Stª Maria de Rendufinho
«Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é ‘a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força’. [...]
Refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano»
(Bento XVI, 'A Porta da fé', nº 9).
Teve início no dia 11 de Outubro o Ano da Fé proclamado por Bento XVI no ano passado, para comemorar o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e no seguimento deste acontecimento o 20º aniversário do Catecismo da Igreja Católica.
O Ano da Fé terminará em 24 de Novembro de 2013 na solenidade do Cristo Rei, embora a Arquidiocese de Braga estenda a sua reflexão por mais 4 anos.
A nível paroquial celebramos o início desta efeméride no passado dia 21, dando o 'pontapé' de saída para uma viagem que tem como sentido a 'meta para a qual se encaminha a ação da Igreja'. Viagem essa que consiste em refletirmos 'sobre o próprio ato com que se crê'. É o compromisso que cada um deve assumir, como apela Bento XVI.
Catequese de Rendufinho
Outubro 2012
Partilhe o seu comentário