Catequese sobre os Atos dos Apóstolos #13





Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O livro dos Atos dos Apóstolos conta que São Paulo, depois daquele encontro transformador com Jesus, é acolhido pela Igreja de Jerusalém graças à mediação de Barnabé e começa a proclamar Cristo. No entanto, devido à hostilidade de alguns, ele é forçado a mudar-se para Tarso, a sua cidade natal, onde Barnabé se une a ele para envolvê-lo na longa jornada da Palavra de Deus. O livro dos Atos dos Apóstolos, que temos vindo a comentar nestas catequeses, pode afirmar-se como o livro da longa viagem da Palavra de Deus: a Palavra de Deus deve ser anunciada e anunciada em todos os lugares. Esta jornada começa após uma forte perseguição (cfr At 11,19); mas isto, em vez de provocar um revés para a evangelização, torna-se uma oportunidade de ampliar o campo onde se espalha a boa semente da Palavra. Os cristãos não têm medo. Devendo partir, mas fugindo com a Palavra, e espalhando a Palavra um pouco por toda a parte.

Paulo e Barnabé chegam pela primeira vez a Antioquia da Síria, onde ficam um ano inteiro para ensinar e ajudar a comunidade a criar raízes (Cfr. Atos 11, 26). Eles anunciaram à comunidade judaica, aos judeus. Assim, Antioquia torna-se o centro da propulsão missionária, graças à pregação com a qual os dois evangelizadores - Paulo e Barnabé - incendeiam o coração dos crentes, que aqui em Antioquia são chamados de «cristãos» pela primeira vez (cfr. Atos 11, 26)

A natureza da Igreja emerge do Livro dos Atos, que não é uma fortaleza, mas uma tenda capaz de ampliar o seu espaço (Cfr Is 54, 2) e dar acesso a todos. A Igreja é "em saída” ou não é Igreja, ou está sempre em caminho, ampliando o seu espaço para que todos possam entrar, ou não é Igreja. «Uma igreja de portas abertas» (Ex. Ap. Evangelii gaudium, 46), sempre com as portas abertas. Quando vejo alguma igreja aqui, nesta cidade, ou quando a vejo na outra diocese de onde venho, com as portas fechadas, isso é um mau sinal. As igrejas devem sempre ter as portas abertas, porque este é o símbolo do que é uma igreja: sempre aberta. A Igreja é «chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. [...] Assim, se alguém quer seguir uma inspiração do Espírito e se aproxima na busca de Deus, não encontrará a frieza de uma porta fechada» (ibid., 47).

Mas esta novidade das portas abre-se para quem? Para os pagãos, por que os apóstolos pregaram aos judeus, mas os pagãos também vieram bater à porta da Igreja; e essa novidade das portas abertas aos pagãos desencadeia uma controvérsia muito viva. Alguns judeus afirmam a necessidade de se tornarem judeus através da circuncisão para se salvarem e depois receberem o batismo. Eles dizem: «A menos que sejais circuncidados de acordo com o costume de Moisés, não podereis ser salvos» (Atos 15, 1), isto é, não se pode posteriormente receber o batismo. Primeiro o rito judeu e depois o batismo: esta era a posição deles. E para resolver o assunto, Paulo e Barnabé consultam o conselho dos apóstolos e anciãos em Jerusalém, naquilo que é considerado o primeiro concilio na história da Igreja, o Concilio de Jerusalém, ao qual Paulo se refere na Carta aos Gálatas (2,1-10).

Nele é abordada uma questão teológica, espiritual e disciplinar muito delicada: isto é, a relação entre a fé em Cristo e a observância da Lei de Moisés. Decisivos durante a assembleia são os discursos de Pedro e Tiago, «colunas» da Igreja mãe (cfr. Atos 15, 7-21; Gl 2, 9). Eles convidam a não impor a circuncisão aos pagãos, mas apenas a pedir que rejeitem a idolatria e todas as suas expressões. Da discussão vem o caminho comum, e esta decisão, ratificada com a chamada carta apostólica enviada a Antioquia.

A assembleia de Jerusalém oferece-nos uma luz importante sobre como lidar com as diferenças e buscar a «verdade no amor» (Ef 4,15). Lembra-nos que o método eclesial de resolução de conflitos se baseia num diálogo feito de escuta atenta e paciente e no discernimento realizado à luz do Espírito. É o Espírito, de facto, que ajuda a superar a tentação do fechamento e das tensões e é Ele que trabalha nos corações para que, na verdade e no bem, possam alcançar a unidade. Este texto ajuda-nos a entender a sinodalidade. É interessante como se escreve na carta: começam os apóstolos por dizer: "O Espírito Santo e nós pensamos que ...". É próprio da sinodalidade, a presença do Espírito Santo, caso contrário não é sinodalidade, é parlatório, parlamento, outra coisa ...

Peçamos ao Senhor que fortaleça o desejo e a responsabilidade da comunhão em todos os cristãos, especialmente nos bispos e presbíteros. Que Ele nos ajude a viver o diálogo, a escuta e o encontro com os irmãos na fé e com os que estão longe, a provar e manifestar a fecundidade da Igreja, chamada a ser sempre a «mãe alegre» de muitos filhos (cfr Sal 113, 9).


Catequese do Papa Francisco
23 de Outubro de 2019




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.