Quaresma




A palavra Quaresma é como uma prima mais nova da palavra quarenta. As duas têm o mesmo significado. A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a maior festa dos cristãos.
Na Igreja antiga, estes dias serviam para que aquelas pessoas que tinham pecados graves percorressem uma caminhada de penitência e de conversão: assim, no início da Quaresma, essas pessoas recebiam sobre a cabeça o sinal das cinzas, e na Quinta-Feira Santa recebiam a reconciliação e eram reintegrados na comunidade.
Com o decorrer dos séculos, a Quaresma começou também a servir para a preparação dos catecúmenos, isto é, dos adultos que querem ser batizados na Vigília Pascal.
Atualmente, a Quaresma é sobretudo um apelo à conversão e é proposta a todos os cristãos, quer tenham cometido pecados graves ou não. Todos recebemos as cinzas na Quarta-Feira de Cinzas e todos devemos receber a reconciliação antes da Páscoa. Isto é, todos recordamos e renovamos o espírito com que entramos na Igreja e a vontade de sermos mais santos.



Texto: Liturgia Diária Júnior




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.