São José



São José é uma das figuras mais discretas e, ao mesmo tempo, mais extraordinárias da Sagrada Escritura. Apesar de não haver nenhuma palavra sua registada nos Evangelhos, a sua vida e as suas ações falam profundamente ao coração dos cristãos.
A primeira grande virtude que encontramos em São José é a sua justiça. No Evangelho de Mateus (Mt 1,19), é-nos dito que José era "justo", ou seja, um homem fiel a Deus, observante da Lei e cheio de amor pelo próximo. Quando soube que Maria estava grávida, decidiu repudiá-la em segredo para não a expor à humilhação pública. Mas, ao receber a mensagem do anjo em sonho, confiou plenamente na vontade de Deus e acolheu Maria e Jesus em sua casa (Mt 1,20-24).
Outra característica marcante de São José é a sua obediência. Ele obedeceu sem hesitar em todas as circunstâncias que Deus lhe revelou. Foi assim quando levou Maria como sua esposa, quando fugiu para o Egito para proteger o Menino Jesus da perseguição de Herodes (Mt 2,13-15) e quando regressou a Nazaré, estabelecendo-se lá para criar Jesus (Mt 2,19-23). A sua obediência foi silenciosa, humilde e cheia de confiança.
A tradição cristã sempre viu em São José o modelo do trabalhador e do pai de família. O Evangelho de Mateus refere que ele era carpinteiro (Mt 13,55) e, pela sua profissão, ensinou a Jesus o valor do trabalho. Como chefe da Sagrada Família, José protegeu e cuidou de Maria e Jesus, desempenhando um papel essencial na história da salvação.
São José também é modelo de silêncio e contemplação. Não encontramos nos Evangelhos palavras pronunciadas por ele, mas encontramos a sua fé traduzida em obras concretas. A sua vida ensina-nos que o amor verdadeiro é demonstrado mais pelos atos do que pelas palavras.
Na Tradição da Igreja, São José é honrado como padroeiro da Igreja Universal, protetor das famílias, dos trabalhadores e dos moribundos. Ele é um exemplo de confiança na Providência Divina, ensinando-nos a viver com fidelidade a nossa vocação, seja ela matrimonial, religiosa ou leiga.
Que possamos seguir o exemplo de São José na sua escuta atenta da vontade de Deus, na sua prontidão para agir com amor e na sua fé inabalável. Como ele, sejamos justos, obedientes e fiéis, colocando sempre a nossa vida ao serviço de Deus e dos irmãos.


Ana Conde
Catequese e Família



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.