Recoleção para catequistas | Quaresma 2017


Tendo como base a mensagem do Papa Francisco para este tempo de Quaresma - "A palavra é um dom. O outro é um dom." -, assim vivemos este dia de reflexão, no sábado passado, orientados pelo Pe. Daniel Neves e pelo diácono Rúben.
Conscientes de que para podermos dar/dar-nos nas nossas catequeses, aos nossos catequizandos, às nossas comunidades, é fundamental nós, catequistas, irmos à fonte, pararmos para beber da Palavra e, juntos, reflectirmos a nossa missão como dom para o outro e como meio para o despertar do dom no outro.  Assim foi o nosso dia... tomando essa consciência do nosso real papel junto das crianças, adolescentes e jovens das nossas paróquias. Seja muito ou pouco o tempo que estejamos com eles, podemos fazer a diferença nas suas vidas se olharmos cada um como um dom de Deus e aceitarmos também o facto de que nós podemos ser também importantes na vida deles.


«A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão. A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. Aqui queria deter-me, em particular, na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cf. Lc 16, 19-31). Deixemo-nos inspirar por esta página tão significativa, que nos dá a chave para compreender como temos de agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, incitando-nos a uma sincera conversão.» 








Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.