Leão XIV destaca Newman como inspiração para a educação católica
O Papa Leão XIV vai proclamar São João Henrique Newman padroeiro da educação católica, juntamente com São Tomás de Aquino, num documento a ser publicado a 28 de outubro, por ocasião dos 60 anos da Gravissimum educationis, declaração do Concílio Vaticano II sobre a educação cristã.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 22 de outubro, pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que descreveu Newman como “um educador extraordinário e grande inspiração para a filosofia da educação”.
A designação será oficializada durante o Jubileu do Mundo Educativo, que decorrerá no Vaticano entre 27 de outubro e 1 de novembro e deverá reunir cerca de 20 mil peregrinos. Na missa de encerramento, na solenidade de Todos os Santos, Leão XIV declarará também São João Henrique Newman o 38.º doutor da Igreja.
O Papa publicará ainda, a 28 de outubro, um documento dedicado ao 60.º aniversário da Gravissimum educationis, que, segundo o cardeal Tolentino, “refletirá sobre a atualidade da declaração e sobre os desafios que a educação deve enfrentar hoje, em particular nas escolas e universidades católicas”.
Tolentino sublinhou que o texto conciliar é “um documento fundamental com forte impacto na visão contemporânea da educação”, assinalando que representou “uma mudança importante na linguagem e na mentalidade, passando a compreender a escola não apenas como instituição, mas como comunidade educativa”.
No novo documento, o Papa Leão XIV afirma que a Gravissimum educationis “não perdeu nada da sua força” e que dela “nasceu uma constelação de obras e carismas... uma herança espiritual e pedagógica capaz de atravessar o século XXI e responder aos desafios mais urgentes”.
Segundo o Papa, essa herança “é uma bússola que continua a apontar o caminho”, num tempo em que “mudanças rápidas e profundas expõem crianças, adolescentes e jovens a uma fragilidade sem precedentes”. Por isso, escreve, “não basta preservar: é preciso relançar”.
Leão XIV apela às instituições de ensino que “inaugurem uma nova temporada que fale ao coração das novas gerações, recompondo conhecimento e significado, competência e responsabilidade, fé e vida”.
Atualmente, segundo dados divulgados pela Santa Sé, existem 230 mil escolas e universidades católicas em 171 países, que acolhem cerca de 72 milhões de estudantes.







Partilhe o seu comentário