O Ministério do Leitor #06


Rito da instituição dos leitores (03/12/1972)

8. Logo após a chamada dos candidatos, o bispo explica-lhes as funções que irão realizar e como devem anunciar a palavra de Deus. Segue-se uma oração de bênção e a entrega da Bíblia.

«Como leitores que proclamam a palavra de Deus, ides prestar uma grande ajuda nesta missão. Para isso recebereis no povo de Deus um ofício particular, e sereis designados para servir a fé, que tem a sua raiz na palavra de Deus. Haveis de ler a palavra de Deus na assembleia litúrgica, educareis na fé as crianças e os adultos, prepará-los-eis para receberem dignamente os Sacramentos, e anunciareis a Boa Nova da salvação aos homens que ainda a não conhecem. Deste modo, e com a vossa ajuda, os homens poderão chegar ao conhecimento de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo, por Ele enviado, e conseguir a vida eterna.
Quando anunciardes aos outros a palavra de Deus, recebei-a vós também em docilidade ao Espírito Santo, meditai-a atentamente, para adquirirdes cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, e com a vossa vida, revelai o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo...
[Convite à oração] Irmãos caríssimos, roguemos a Deus Pai que derrame a graça da sua bênção sobre estes seus servos, escolhidos para o ministério dos leitores, e que eles, desempenhando com zelo o ministério que lhes é confiado e anunciando a Cristo, glorifiquem o Pai que está nos céus.
[Oração de bênção] Senhor nosso Deus, fonte de toda a luz e bondade, que enviastes o vosso Filho Unigénito, Palavra da vida, para revelar aos homens o mistério do vosso amor, dignai-Vos + abençoar estes nossos irmãos, escolhidos para o ministério dos leitores, e concedei que, meditando assiduamente a vossa Palavra, sejam nela instruídos e fielmente a anunciem aos seus irmãos...
[Entrega da Bíblia] Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens» (RIL 8-11).

Instrução Immensae caritatis (29/01/1973)

9. O leitor pode, em casos concretos de verdadeira necessidade, ser chamado pelo presidente da celebração para distribuir a Comunhão.

«A pessoa idónea, de que se fala nos nn. I e II (para distribuir a comunhão em caso de necessidade) será designada tendo presente a ordem que a seguir se indica, a qual, no entanto, poderá ser alterada, segundo o juízo prudente do Ordinário do lugar: leitor..., religiosa, catequista, simples fiel – homem ou mulher» (IC I, 4: EDREL 2731).

Directório das Missas com crianças (01/11/1973)

10. Nas Missas com crianças, convém que os leitores sejam crianças e adultos.

«Nas missas com crianças favoreça-se também a diversidade de ministérios, a fim de que a celebração manifeste o seu carácter comunitário; escolham-se por exemplo os leitores... quer entre as crianças, quer entre os adultos. Assim, a variedade das vozes evitará o aborrecimento» (DMC 24: EDREL 2783).



in O Ministério do Leitor
Secretariado Nacional de Liturgia





Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.